top of page
Buscar

Se o ensino a distância te dá limões...aprenda a estudar!


E o cabo de força entre pais e as escolas com relação a eficácia das aulas online continua...nessa brincadeira os alunos são a corda, puxada de um lado pro outro.


Dentro do cronograma elaborado pela maioria das escolas, estão as aulas ao vivo e as aulas gravadas. As aulas ao vivo (ainda que teoricamente), são melhores para o aprendizado, já que o aluno pode tirar a dúvida com o professor.


Só que nem todo mundo se sente à vontade em levantar a mão (mesmo que via chat) para tirar dúvida.


Lembra quantas vezes você virou para trás para tirar uma dúvida com o colega? Muitas vezes resolvia, e você não tinha que se expor diante da turma...em outras vezes o colega estava mais perdido que você (rs). Essa experiência, também social, não é possível fazer de longe...


No caso das aulas gravadas, a experiência pode ser pior, porque dá para avançar o vídeo só para marcar a aula como assistida (¬¬ nós conhecemos essa malandragem).


No meio disso tudo, sua missão: Ajudar o seu filho a passar pelo desafio educacional desses tempos, de preferência com um aproveitamento bacana.


Mas você sabe estudar?


Entenda que a aula é o momento no qual se entende a matéria. Aprender acontece depois, no momento em que se explora o assunto. Sabia que quando lemos e escrevemos exercitamos mais áreas do cérebro do que quando assistimos um vídeo, de forma passiva? Essa é a fase da recuperação do conteúdo e deve acontecer, de preferência, imediatamente após o término do vídeo.

Pergunte:

Sobre o que foi o vídeo?

Responda à pergunta com os tópicos mais importantes do vídeo. Depois é hora de partir para o livro texto e resumir os trechos mais importantes referentes a esses tópicos. Sim, resumir. Marcar os trechos só vai deixar o livro mais colorido. Feito isso, utilizamos então o princípio do espaçamento, onde os resumos de conteúdo serão lidos algumas vezes por semana, para serem assimilados aos poucos, sem desespero.


Alguns livros base promovem a recuperação de conteúdo com maestria, quando no capítulo seguinte surge algo do capítulo anterior. Nos (bons) livros de inglês isso é recorrente.


Essa receita que passei é garantida pela neurociência. Ajude os pequenos a seguir esse passo a passo! Quem sabe o resultado não será melhor do que o da aula presencial? E você poderá então apreciar (se mantendo plena) uma bela limonada em meio a todo esse caos.

Comentarios


bottom of page